O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu em 0,9% a sua estimativa para a produção global de café no ano-safra 2011/12, para 133,8 milhões de sacas de 60 quilos, após fortes chuvadas em grandes áreas produtoras de arábica como a Colômbia.
No seu relatório semianual, divulgado ontem, o USDA baixou em quase 20% a previsão para a safra da Colômbia, segundo maior produtor mundial de arábica, a seguir ao Brasil, totalizando 8,5 milhões de sacas. A projecção está alinhada à do grupo de produtores colombianos. O USDA afirmou que as fortes chuvas provavelmente limitarão a produção do país andino na temporada 2011/12, que começou a 1 de Outubro, já que o excesso de humidade estimulou o aparecimento de doenças, como a ferrugem do cafeeiro, causada por um fungo.
O relatório estimou os stocks finais globais em 24 milhões de sacas, queda de 2,4 milhões de sacas em relação à projecção de Junho. No início do mês, a Organização Internacional do Café (OIC) afirmou que a produção global totalizará 128,6 milhões de sacas, um declínio de 3,4% ante a temporada anterior.
Fonte: Revista Cafeicultura