Uma chávena de café por dia contribui para proteger o fígado contra doenças graves como cirrose e o cancro, especialmente quando a causa delas é o consumo excessivo de álcool, segundo um estudo do instituto italiano Mario Negri.
Segundo os pesquisadores, a cafeína apresenta propriedades benéficas se for consumida em doses adequadas, pois inibe a acção das enzimas gama-glutamil transpeptidase (GGT), também chamada de transferase e alanina transaminase (ALT), que é um dos indicadores da cirrose, que desencadeia tais doenças.
Foram analisadas 100 pessoas durante dois meses. Através dos dados recolhidos, foi possível comprovar que aqueles que bebiam quatro ou mais chávenas de café por dia tiveram um risco de cirrose cinco vezes menor que aqueles que não tomaram a bebida com a mesma frequência, ou seja, o risco de morte por cirrose reduz em 30% nos pacientes que consomem muito café.
O mesmo acontece com o hepatocarcinoma, a forma mais frequente de cancro de fígado.
Os cientistas acreditam que tais resultados podem levar à descoberta de moléculas protetoras contidas no café, provavelmente antioxidantes, mas lembram que o excesso delas também pode causar problemas como taquicardia e insónia.
Fonte: Fatima News