A Diabetes tipo 2 é uma doença em crescimento em todo o mundo, que pode conduzir a sérios problemas de saúde. Sabe-se que pessoas que bebem bastante café têm um menor risco de desenvolver esta doença, mas o que não se sabia até agora era porquê.
De acordo com um artigo publicado na revista científica Journal of Agricultural & Food Chemistry, um grupo de cientistas encontrou uma resposta para esse mistério de longa data.
A equipa do Dr. Ling Zheng explica que estudos anteriores demonstram que os consumidores de café têm um menor risco de desenvolver Diabetes tipo 2, que corresponde a 90-95% dos casos de diabetes no mundo. Esses estudos comprovam que as pessoas que bebem quatro ou mais chávenas de café por dia têm um risco 50% menor de ter Diabetes tipo 2. E cada chávena de café adicional traz nova diminuição no risco de quase 7%.
Outros investigadores têm associado o aparecimento da diabetes com a duplicação incorrecta de uma proteína denominada ‘polipeptídeo amilóide das ilhotas humanas’ (hIAPP). Sendo que vários grupos de investigação estão a trabalhar no sentido de encontrar formas de bloquear esse processo.
O Dr. Ling Zheng e a sua equipa, decidiram então verificar se os efeitos benéficos do café poderiam ser devidos a substâncias que bloqueiam a hIAPP. De facto, identificaram duas categorias de compostos no café que inibem significativamente a hIAPP, e sugerem que esse efeito explica porque os consumidores de café apresentam menor risco de desenvolver a doença.
A próxima etapa da pesquisa será descobrir formas de isolar esses compostos do café, para que pessoas que não o consomem também possam usufruir dos seus benefícios.
Fonte: Diário da Saúde