Se você é apaixonado por café, o melhor é deixá-lo para as primeiras horas do dia. Segundo cientistas, o problema não é apenas tomá-lo logo antes de ir para a cama, consumir a bebida até seis horas antes de dormir pode custar até uma hora a menos de sono.
Uma investigação realizada pela Universidade Wayne State, de Michigan acompanhou os hábitos de sono de 12 pessoas que receberam comprimidos com 400 mg de cafeína, o equivalente a duas chávenas de café. Durante quatro dias, os candidatos consumiram as doses entre três e seis horas antes de ir para a cama. Um dos comprimidos era um placebo, sem cafeína. A qualidade do sono foi medida com um diário de sono e um monitor.
Os resultados publicados no Journal of Clinical Sleep Medicine mostra que a cafeína consumida até cinco horas antes de dormir pode tirar uma hora de sono. “As pessoas tendem a ser menos propensas a detectar efeitos negativos da cafeína no sono quando tomada na parte da tarde”, explica o psiquiatra Christopher Drake.
A cafeína, o estimulante no café, interrompe o fluxo de melatonina, uma substância química que influencia no sono. Segregado pela glândula pineal no fundo do cérebro, a hormona ajuda a controlar os ritmos do corpo e a avisar o corpo da hora de dormir e acordar.
“Especialistas do sono sempre suspeitaram que a cafeína pode atrapalhar o sono por muito tempo após o consumo. Este estudo fornece evidência objectiva de que apoiar a recomendação geral de evitar a cafeína no final da tarde e à noite é benéfico para o sono”,
aconselhou Safwan Badr, da Academia Americana de Medicina do Sono.
Fonte: Terra Brasil