Segundo uma nova pesquisa conduzida pela Mintel, a procura por café gelado tem crescido. O hábito de tomar café quente está a mudar, com os consumidores a olharem para o café gelado como uma alternativa saborosa e fresca para todo o ano. Acima de qualquer outro país, os EUA estão a aderir em força a este novo hábito, especialmente no foodservice.
Os dados da pesquisa da Mintel mostram que a parcela de café gelado em todos os menus de café nos restaurantes e cafetarias norte-americanos aumentou dos 19 para os 22% entre 2009 e 2012. Por outro lado, considerando apenas o primeiro trimestre de 2013, verifica-se que essa parcela subiu de 22 para os 24%, confirmando que o interesse por café gelado não só está a crescer, como também a ultrapassar a sua associação e apelo tradicionais ao verão.
Mais do que uma moda efémera, o café gelado está a consolidar-se, refletindo uma mudança de gostos da nova geração.
A Mintel revela ainda que os consumidores com idades entre os 18 e os 24 anos, por contraste com os consumidores mais velhos, ingerem muito mais esta crescente opção de consumo. Enquanto, no global, um em cada cinco (20%) norte-americanos bebem esta bebida, esse número sobe para os 38% quando considerados os consumidores com idades entre os 18 e os 24 anos. Além disto, os resultados da pesquisa mostram que 77% dos consumidores de café gelado reconhecem que ele os ajuda a sentirem-se mais produtivos no trabalho.
Fonte: Hostel Vending Portugal