O consumo excessivo de café pode causar alucinações auditivas, revela um estudo realizado por investigadores da Universidade La Trobe (Austrália) e publicado no Personality and Individual Differences.
Os investigadores afirmam que tomar cinco ou mais cafés por dia pode desencadear este fenómeno, após a medição do efeito da cafeína e stress em 92 pessoas.
Simon Crowe, da Faculdade de Ciências Psicológicas da universidade australiana , afirma que “altos níveis de cafeína associados a eventos stressantes, interagem e produzem níveis elevados de alucinações em pacientes não clínicos. Isto indica que deve haver cautela no consumo desta bebida considerada segura”.
Os investigadores contaram com a colaboração de 92 voluntários, que foram submetidos a condições de stress alto e baixo, e, proporcionalmente, uma quantidade alta ou baixa de cafeína. Os voluntários tiveram de ouvir um ruído branco – ruído produzido pela combinação simultânea de sons de todas as frequências -, e deveriam informar os investigadores sempre que ouvissem a canção ‘White Christmas’, de Bing Crosby, durante o ruído branco (sendo que a música não foi tocada em nenhum momento).
Aqueles que foram submetidos a níveis altos de stress e de cafeína foram mais propensos a dizer que ouviram a música. “Há uma ligação entre níveis elevados de stress e psicose, e descobrimos uma correlação entre cafeína e propensão à alucinação. A combinação de cafeína e stress aumenta a probabilidade de um indivíduo ter um sintoma parecido com psicose”, explica Simon Crowe.
A cafeína actua no sistema nervoso central humano, afasta temporariamente a sonolência e aumenta o estado de alerta. É a substância psicoactiva mais consumida. A maioria dos adultos na América do Norte, do Sul e Europa Ocidental, consome cafeína diariamente.
Fonte: Qualfood