Um estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology sugere que a cafeína pode ter efeitos mais benéficos nas mulheres do que nos homens, em situações de stress.
A pesquisa dirigida pela Dr.ª Lindsay St. Claire, da Bristol University (Reino Unido), teve como alvo 64 homens e 64 mulheres, que tiveram, em pares do mesmo sexo, que desenvolver várias tarefas, como negociações, puzzles e jogos de memorização. De forma a aumentar os níveis de stress, foi-lhes dito que teriam de explicar publicamente essas tarefas. Para avaliar o desempenho dos participantes, e a relação com a cafeína, cada um dos pares recebeu café com cafeína e café descafeinado.
Os resultados mostraram que as mulheres que tomaram café conseguiram completar as tarefas dadas cerca de 100 segundos mais rapidamente do que as que tomaram descafeinado. Por outro lado, os homens que tomaram café levaram mais 20 segundos a concluir as tarefas.
O objectivo do estudo era avaliar de que forma o café influencia as pessoas quando estão sob pressão e necessitam de resolver uma tarefa, como no trabalho.
Fonte: Coffee & Health