Um condutor que beba uma chávena de café fica mais alerta e menos distraído, é o que revela um estudo que analisou em situação real 24 condutores voluntários.
Uma investigação internacional, publicada no Psychopharmacology, concluiu que a ingestão de café aumenta o estado de alerta do condutor e diminui a sonolência e, dessa forma, contribui para aumentar a segurança rodoviária. O estudo envolveu 24 condutores voluntários, saudáveis e em perfeitas condições de descanso, numa simulação que recriou as condições de condução em autoestrada.
Os investigadores mediram o desvio padrão da posição lateral do carro (SDLP – calculado através da variação que o carro sofre dentro da mesma faixa de rodagem), variação da velocidade registada, sonolência subjectiva e performance geral da condução. A conclusão foi que consumir uma chávena de café (aproximadamente 80 miligramas de cafeína) após duas horas de condução monótona, como acontece nas autoestradas, tem um efeito positivo no desempenho rodoviário.
Sendo a cafeína um estimulante natural, o seu mecanismo de acção potencia o estado de alerta. Nesse sentido, é natural que o consumo de café ajude aumentar o estado de vigília, essencial para uma condução segura.
Fonte: Revista Cafeicultura