Um novo estudo, apresentado na Sociedade Americana de Química, concluiu que consumir grãos de café verde (não torrados) pode conduzir ao emagrecimento. Os grãos geram redução substancial do peso corporal num período relativamente curto de tempo.
Na investigação, pessoas com excesso de peso ou obesas que consumiram apenas algumas gramas de grãos de café verde por dia perderam cerca de 10% do seu peso corporal.
“Com base nos nossos resultados, tomar várias cápsulas de extracto de café verde por dia, em simultâneo com uma dieta saudável, baixa em gordura, e exercício físico regular, parece ser um modo seguro, eficaz e barato de perder peso”, afirmou o investigador Joe Vinson, professor da Universidade de Scranton (Pensilvânia, EUA).
O estudo envolveu 16 pessoas com idades entre 22 e 26 anos que tomaram cápsulas de extracto de café verde ou cápsulas contendo um placebo, durante 22 semanas. Os participantes alternaram entre uma dose baixa e uma dose mais elevada do extracto. A dose mais baixa consistiu em 700 miligramas do extracto, e a dose mais elevada foi de 1.050 miligramas. Todas as pessoas passaram pelas duas doses e pelo placebo, a cada seis semanas. A vantagem do estudo é que cada pessoa serviu como seu próprio “controlo”, melhorando as chances de um resultado preciso.
Os investigadores também controlaram a alimentação e os exercícios físicos dos participantes, que não mudaram durante o estudo.
Os participantes perderam uma média de 7,7 quilos durante as 22 semanas do estudo, uma média de redução de 10,5% do peso total do corpo e uma diminuição de 16% em gordura corporal.
Joe Vinson observou que a perda de peso poderia ter sido significativamente mais rápida se os participantes não tivessem tomado o placebo e a menor dose de extracto de café verde durante uma parte do estudo.
Estudos anteriores já haviam mostrado perda de peso com o café verde. Mas este foi o primeiro a utilizar quantidades mais elevadas de extracto de café e o primeiro a medir a resposta a várias doses.
Com base nesses estudos, Joe Vinson acredita que os efeitos do grão de café verde vêm provavelmente de uma substância chamada ácido cloragénico, que está mais presente nos grãos de café verde. O ácido cloragénico quebra quando os grãos de café são torrados (geralmente a uma temperatura de 240 a 250 graus Celsius). Torrar os grãos de café dá-lhes a sua cor, aroma e sabor. Grãos de café verdes, em contraste, têm pouco aroma e um sabor ligeiramente amargo, mas podem, no entanto, ter um novo uso como complexo nutricional.
Fonte: ScienceDaily