Subscrição de CoffeeLetters

As borras resultantes da preparação de café podem ter um destino final bem diferente do habitual. Se, por regra, acabam quase sempre no lixo, elas constituem, segundo sugere uma pesquisa divulgada na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry uma fonte rica de antioxidantes. Esta investigação salienta, aliás, que os próprios resíduos contêm “mais antioxidantes que os próprios grãos de café”.


Investigadores da Universidade Nacional de Taiwan utilizaram borras de café como matéria-prima para criar nanopartículas luminescentes. Essas nano partículas, ou nanopontos luminescentes, têm uma ampla gama de usos, da optoelectrónica às células solares, mas destacam-se sobretudo na geração de imagens de tecidos biológicos.
O problema é que os pontos quânticos fotoluminescentes actuais são feitos com cádmio e selénio, materiais altamente tóxicos para os tecidos vivos.


Investigadores da Universidade de Nova Iorque relatam na publicação The Journal of Hazardous Materials, que a borra de café pode absorver o gás sulfeto de hidrogénio, em grande parte causador do terrível mau cheiro do esgoto.
Actualmente, utiliza-se carvão activado, ou carvão poroso, para extrair sulfeto de hidrogénio das águas residuais nas estações de tratamento. Contudo, os investigadores descobriram que, quando a borra de café é transformada em carbono activo absorve, particularmente bem, o enxofre. Isso deve-se à presença de um componente fundamental: a cafeína.


Queria um café, por favor! Curto, cheio, em chávena a escaldar ou fria, de manhã ou à noite, o gesto repete-se diariamente na vida de muitos milhares de portugueses. Mas terá alguém pensado nas borras do café que ficam na máquina? E o que fazer com elas?


Uma investigação do Programa Inter-Unidades de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo (Brasil), demonstrou que o óleo essencial extraído da borra de café é uma matéria-prima viável para a produção de biodiesel, que pode ser produzido em pequenas comunidades brasileiras, para o abastecimento de tractores e máquinas agrícolas.


Subscribe to RSS - resíduos de café