Subscrição de CoffeeLetters

O Yong Sheng é um navio chinês comum que está prestes a fazer história. Ele é o primeiro porta-containers a navegar da China à Europa pelo Ártico em vez de pela rota usual ao sul (através do Canal de Suez), reduzindo em duas semanas o tempo regular da viagem.
O Yong Sheng, que pesa 19.000 toneladas e é operado pela estatal chinesa Cosco Group, deixou o porto de Dalian no dia 8 de Agosto e deve chegar a Roterdão, na Holanda, via o Estreito de Bering, em 11 de Setembro. O tempo de viagem é de 35 dias, sendo que pelo Canal de Suez e pelo Mar Mediterrâneo leva-se normalmente 48 dias.
A viagem do Yong Sheng ocorre num momento em que o volume do transporte marítimo pela Rota do Mar do Norte (ou NSR, na sigla em inglês) está a crescer rapidamente diante de temperaturas mais altas no Ártico, que têm mantido a passagem relativamente livre de gelo por mais tempo do que nas últimas décadas.
As petrolíferas do Japão e Coreia do Sul, por exemplo, estão a usar a nova rota para transportar produtos de petróleo a um custo mais baixo.
O gelo do Ártico cobriu 2,2 milhões de quilômetros no ano passado, 53% a menos que os 4,7 milhões de quilômetros quadrados de 1979, segundo o Centro Nacional de Dados sobre Neve e Gelo dos EUA. O ritmo da mudança tem surpreendido a comunidade científica, afirmou Mark Serreze, diretor do centro. "Está a aquecer muito rapidamente no Ártico e eu não ficaria surpreendido se nós tivermos verões sem gelo nos próximos 20 anos. É por isso que as companhias de navegação estão tão animadas", disse ele.
A rota entre a Ásia e a Europa responde por cerca de 15% do comércio marítimo total.
Fonte: Revista Cafeicultura