Subscrição de CoffeeLetters

Durante três dias, de 4 a 6 de fevereiro, o Instituto Espanhol Foz foi o palco de importantes rubricas dirigidas ao universo do café.
Esta iniciativa girou, especificamente, em torno do mundo do café, sua preparação e degustação, ao mesmo tempo que abordou, em pormenor, o latte art, a técnica exigida para a criação de desenhos na superfície dos cappuccinos.
Em termos do mais significativo, decorreram o 1.º Campeonato Internacional de Degustação de Café de Escolas de Hotelaria, o 6.º Campeonato Internacional de Baristas de Escolas de Hotelaria, bem como o 1.º Campeonato Internacional de Baristas Profissionais IES de Foz 2013.
No primeiro dia, teve lugar, a partir das 19 horas, o 1.º Campeonato Internacional de Degustação de Café de Escolas de Hotelaria, em que participaram alunos de 15 escolas de hotelaria de Espanha e Portugal, ávidos por exibir a sua criatividade e dotes na preparação de cafés, espressos, cappuccinos e combinados.
A nível de presenças, participaram alunos do IES da Foz, IES Sanxillao (Lugo), Esengra (Ferrol), IES Fraga do Eume (Pontedeume), CIFP Paseo das Pontes (A Coruña), CIFP Compostela, IES Vilamarín (Ourense), CIFP Carlos Oroza (Pontevedra), CIFP Manuel Antonio (Vigo), IES de Pravia (Astúrias), CIFP Escuela de Hostelería y Turismo de Gijón, IES Peñacastillo (Santander), IES Fuente Fresnedo (Laredo) e Hotel Escuela Las Carolinas (Santander). Em representação do nosso país, esteve a Escola de Hotelaria de Viana do Castelo.
Já no dia 5, realizou-se, a partir das 9 horas, a final do 6.º Campeonato Internacional de Baristas de Escolas de Hotelaria. Da parte da tarde, mais concretamente às 14.30, o campeão de Espanha de latte art 2011, de seu nome Damián Seijas, fez uma demonstração da sua perícia, antes da entrega dos prémios e diplomas.
No último dia, desenrolou-se, também a partir das 9 horas, a final do 1.º Campeonato Internacional de Baristas Profissionais IES de Foz 2013, que reuniu catorze baristas de diversas proveniência.
Como ilustrativo do prestígio do evento, estiveram presentes, entre os patrocinadores, empresas como a Crem International, Cafento, Leche Pascual, Brita Profesional e Cafés Candelas.
Paralelamente, nos dias 5 e 6, houve um espaço para degustação de cafés, por iniciativa da Candelas, Cafento, Veracruz e Bou.
Edwin Chaverra Zuleta, aluno da Estación Naval de la Grana (Esengra) de Ferrol, foi o vencedor do 6.º Campeonato Internacional de Baristas de Escolas de Hotelaria.
Por sua vez, Esther Gutiérrez Gutiérrez, do Hotel Escuela Las Carolinas (Santander), arrecadou o primeiro lugar no 1.º Campeonato Internacional de Degustação de Café de Escolas de Hotelaria.
O encontro terminou com a demonstração de acrobacias com cocktails, a cargo de Carlos Abilleira, vice-campeão galego de 2012.
Fonte: Hostel Vending Portugal