Subscrição de CoffeeLetters

A presidente da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), Maria José Barbosa, afirmou à Lusa que, depois de duas décadas em que o segmento Lar representou 20% e o canal Horeca (hotelaria, restauração e cafetaria) 80% do mercado nacional de café, actualmente o consumo em casa já ascende a 27% do total.
Feitas as contas, cerca de uma em cada quatro “bicas” em Portugal já é consumida em casa. Este aumento do consumo no lar deve-se “sobretudo, à introdução de novas formas de tomar café: pastilhas e cápsulas”, explicou a mesma responsável.
Em 2011, referiu, o consumo de café em Portugal somou 36.500 toneladas, tendo as exortações atingido 9.600 toneladas.
Apesar de há já algum tempo se registarem taxas negativas de crescimento do sector em vários países, a AICC atribui a estabilização do mercado em Portugal nos últimos anos à “proactividade” e à inovação e desenvolvimento da actividade, com o aparecimento do café em cápsulas e pastilhas, por exemplo, a fazerem disparar o consumo no segmento lar.
No entanto, para este ano, as expectativas são mais desanimadoras. “Este ano penso que vai ser o primeiro em muitos que vamos ter uma taxa de crescimento zero, ou eventualmente negativa”, antecipou à Lusa a responsável, apontando a crise e o aumento do IVA para 23% como principais responsáveis pela eventual redução do consumo.
Hoje, a AICC promove a conferência “Exportar sabores e aromas do café com marca portuguesa”, no Porto.
Fonte: RTP Notícias