Mesmo sendo o quarto maior exportador de café do mundo, a Índia pode-se tornar um importador do produto dentro de cinco anos. A análise é do presidente do India Coffee Trust, Anil K. Bhandari.
A cultura de beber café está rapidamente a ganhar popularidade no país. Além disso, após o governo indiano ter decidido abrir o mercado da grande distribuição, as marcas multinacionais estão em alta.
De acordo com Bhandari, a flexibilização das regras para permitir o investimento estrangeiro directo, neste mês, atraiu forte interesse de empresas como ‘Starbucks’ e ‘Nestlé’. Até agora, distribuidores de marca única eram autorizados a deter apenas 51% da operações na Índia.
Anil Bhandari afirmou que, dentro de uma década, o consumo local de café poderá facilmente atingir 3 milhões de sacas por ano, ante 1 milhão de sacas actualmente. Cada saca equivale a 60 quilos, o que significa que a Índia consome hoje 60 mil toneladas.
O executivo estima que a produção doméstica de café ficará em torno de 307 mil toneladas na temporada 2011/12, levemente acima das previsões anteriores, devido ao bom volume de chuvas. Na Índia, quase 80% da colheita anual de 300 mil toneladas é exportada.
Fonte: Revista Cafeicultura